Quem sou eu

Rio Grande do Sul, Brazil

quinta-feira, 10 de março de 2011

Tempos de Escola...

               Sempre tive muita facilidade em meus estudos... sempre fui daquelas que hoje em dia chamariam de "Caxias" pois as minhas notas piores eram 8,5... No último bimestre eu ia na aula para aprender mesmo... pois passada de ano já estava...
               Mas o mais engraçado disso é que eu não ficava quietinha em sala de aula, sentada, estudando por hoooras antes e depois das provas... Eu simplesmente assistia as aulas e pronto...

               Aos meus 15 anos, estava já no segundo grau, quando uma  vez fui parar no temido SOE (Serviço de Orientação Escolar) por ter um grande atrito com uma professora nova. Ela chegou em sala de aula e disse:
                                             "Eu cobro caderno! Uma vez ao mês vou levar os cadernos de todos vocês e quero que estejam impecáveis!!!!"
               Automaticamente eu me meti em encrenca! Pois eu ia para a aula assistir a aula, e só anotava pequenos tópicos ditos durante a aula, copiar mat´peria do quadro?! Só se eu não quisesse aprender nada... Como eu era uma aluna relativamente quietinha... fiquei na minha e pensei: "deve ser brincadeira... caderno?! Se for verdade na hora eu falo com ela e explico como é que estudo..."

               Chegou o famoso dia do caderno... fui até a professora e entreguei o meu caderno, na minha opinião ele estava impecável pois estava inteiro, limpo e as anotações estavam organizadas e esquematizadas por matérias e datas!!! A professora pegou meu caderno, abriu e disse com uma raiva nada contida "Tá querendo repetir o ano né?!" ao que eu respondi sem pensar muito... "As anotações importantes estão todas aí, esse é o meu caderno...Se eu tiver que copiar o que a senhora escreve no quadro... até que vou repetir de série mesmo..."

              Fui parar no SOE sem nem ao menos piscar!
             A impressão que me deu é que havia sido teletransportada para a sala que era tão temida pelos bagunceiros de plantão... a professora saiu dizendo que eu era uma das bagunceiras da turma e que se não dessem uma boa chamada já no começo eu iria mostrar as garrinhas e ser o inferno da turma!
            A orientadora olhou para mim e perguntou o que eu tinha à dizer sobre o caso... expliquei que eu não estudava copiando as coisas do quadro e sim escutando a professora e anotando os pontos que eu achava mais importantes... e que se eu começasse à copiar tudo... teria dificuldade em gravar tudo na memória... A orientadora levantou de sua mesa, pediu licença e saiu da sala, voltando logo em seguida com minha pasta com o histórico escolar...
             Quando achei que tudo estaria perdido para mim naquele ano... que rodaria pela primeira vez na vida... escutei a orientadora suspirar e dizer calmamente: "Se esse currículo é de um inferno da turma... queria que essa escola fosse mais infernal... Ivania... pode voltar para a sala de aula... que vou conversar com a professora..."

              Naquele ano... a professora deu somente mais uma semana de aula para a minha turma... Fico imaginando o que ela diria se visse o que eu ficava fazendo quando quando minha mãe exigia que eu ficasse estudando em casa!!!!







            
              














      

                Minha mãe acreditava que, para eu continuar indo bem nos estudos, eu deveria estudar pelo menos uma hora por dia em casa... e me deixava bem quietinha estudando... eu começava a ler os cadernos e livros de aula, mas... já sabia tudo... fazia os trabalhos de casa e, se não tivesse mais o que fazer, começava a desenhar...pegava lápis de cera ou o próprio lápis "normal" e começava os desenhos...

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário